Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de março de 2012

Nasceu!





MANIFESTO DE CRIAÇÃO DO
IBPA- INSTITUTO BRASILEIRO DE PESQUISAS ARQUEOLÓGICAS

A gente quer ter voz ativa e no nosso destino mandar
Mas eis que chega a roda-viva e carrega o destino pra lá
Chico Buarque de Holanda


A comunidade Arqueológica Brasileira
Nesta quinta feira, dia 29 de março de 2012, os pesquisadores que assinam este manifesto, reunidos nas dependências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em Assembleia de Fundação, criaram o  IBPA  – Instituto Brasileiro de Pesquisas Arqueológicas. Na oportunidade, aprovaram o Estatuto Social do IBPA e elegeram os pesquisadores que irão compor a Diretoria  Executiva  do  primeiro quadriênio: Presidente: Paulo Roberto Gomes Seda; Vice-Presidente: Rosângela Menezes; Secretária: Lúcia de Fátima Pangaio  Seda e Tesoureiro: Juber Brandão de Decco.

A opção pela criação de uma nova instituição de pesquisas arqueológicas surgiu no bojo dos acontecimentos que envolveram o fim do Centro de Pesquisas do Capão do Bispo, algo que se mostrou irreversível. Assim, durante todo o ano de 2011 as questões foram sendo aprofundadas e amadurecidas e em meio a toda a luta vimos crescer nossa união em torno de determinados ideais. Desta forma, consideramos que a saída do Capão do Bispo não deveria significar apenas uma mudança de endereço, mas também a criação de um espaço institucional que possa abrigar esses ideais, nossas aspirações, nossos desejos e objetivos em relação à pesquisa arqueológica. Nenhum de nós renega sua história, muito pelo contrário, ela é nosso farol e nossa inspiração. Mas desejamos construir nossa própria história, trilhar um novo caminho, que não é nem mais correto e nem melhor que outros, mas será o nosso caminho. Tínhamos um modelo de instituição em nossas cabeças e nossos corações e estamos materializando este modelo.

O IBPA se constitui como uma instituição científico-cultural sem fins lucrativos, fundada por um grupo de associados envolvidos com a pesquisa arqueológica. Temos como objetivos: realizar pesquisas arqueológicas em todos os seus aspectos; cooperar com as autoridades, no levantamento e estudo de sítios arqueológicos; realizar guarda adequada de material arqueológico; desenvolver projetos visando ações sócioeducativas voltadas para salvaguarda do patrimônio; difundir e estimular o estudo da arqueologia; publicar os resultados de pesquisas; estabelecer convênios, intercâmbios, acordos de cooperação técnico-científicos, termos de parceria e contratos  com instituições e empresas públicas e privadas, dentro de suas finalidades. Sobretudo, queremos criar um espaço onde possamos reviver o centro de formação de pesquisadores, que durante anos existiu no Capão do Bispo, com laboratórios, reserva técnica, biblioteca, fototeca, mapoteca, etc. Por enquanto, o que temos é nossa história, nosso conhecimento, nossa experiência, nossa determinação e nossos sonhos. O que não é pouco. Mas breve teremos esse espaço.

São fundadores do IBPA todos aqueles que assinaram sua ata de fundação, bem como aqueles que se associarem, através de solicitação a Diretoria, durante os primeiros três meses de existência da instituição.  Contatos podem ser realizados pelo blog http://ibparj.blogspot.com.br/ ou pela página de facebook https://www.facebook.com/IBPArqueologicas.  Correspondências podem ser enviadas para o endereço eletrônico ibparj@yahoo.com.br ou, provisoriamente, para: Rua Cisne de Faria, 123/101, Maria da Graça - 20.785-060 – Rio de Janeiro – RJ

Agradecemos, mais uma vez, a todos aqueles que estiveram conosco na luta pelo Capão do Bispo. Vocês foram nossa força e nossa voz. Esperamos continuar contando 
com este apoio.

Nós que aqui estamos, por vós esperamos

Paulo Seda; Rosângela Menezes; Lúcia Pangaio; Juber Decco; Carmen Salvador; José Antonio Alves Azevedo;  Laura P.R. Silva; Cíntia Jalles; Gláucia Sene; Denise Chamum; Rogério Basile; Fábio de Souza; Marcos Inácio; Ayala Pessoa; Thiago Bastos; Vítor Antunes; Ana Laura Fonseca; Thiago Sarro; além de  Adriana Sardemberg; Christiane Lopes Machado;  Gilda de Andrade e  Sibeli Viana, que manifestaram sua intenção de se associar ao IBPA.

2 comentários:

  1. Desejo muita sorte e sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos seu carinho, Tathiane! Certamente nossa sorte e sucesso tem tudo a ver esse apoio que recebemos. Um grande abraço da equipe do IBPA.

      Excluir