Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Carta aberta à Secretária de Cultura, Sra. Adriana Rattes por Paulo Seda


CARTA ABERTA ENVIADA A SECRETARIA DE CULTURA
 
Prezada Sra. Adriana Rattes - Secretária Estadual de Cultura
Prezada Sra. Olga Campista - Diretora do INEPAC
Prezado Dr. Luiz Zugliani - Subsecretário Executivo

Infelizmente, não conseguimos nos reunir e, ao que tudo indica, a Secretaria de Cultura persiste na intenção de nos desalojar da Casa do Capão do Bispo. Lamento. Ninguém ama mais esta Casa do que nós, ninguém nunca a protegeu tanto como nós, daí nossa insistência.

Contudo, o objetivo desta carta é outro, é, mais uma vez, colocar nossos serviços e conhecimentos a serviço da Casa e da Cultura.
Ontem, tomamos conhecimento do Edital para reforma da Casa. Louvamos a reforma, nenhum de nós, obviamente, se coloca contra ela. Contudo, examinando o Edital, percebemos que o item 1.5 prevê prospecções para levantar o potencial arqueológico do local. Medida extremamente correta e necessária, antes do início da obras. Contudo  Sras. e Sr.,percebem a ironia, o Estado irá pagar por um serviço que os arqueólogos do Capão do Bispo, experimentados, competentes e credenciados, podem perfeitamente fazer. Nós conhecemos a Casa como ninguém. Seria mais uma contrapartida nossa, por ocuparmos a Casa há 37 anos.
Lembro, que uma das alegações da Secretaria para nossa retirada, é a falta de parcerias entre o IAB e o INEPAC, algo que, evidentemente, contestamos. Mas, estamos de fato, diante de uma oportunidade ímpar de parceria, de atuação conjunta. Nós queremos permanecer na Casa, mas também queremos colaborar ainda mais para sua revitalização.

Sra. Secretária, Sra. Diretora e Sr. Subsecretário: colocamos a disposição do Estado nossos serviços, nosso conhecimento e nossa experiência. Aguardamos apenas um chamamento da Secretaria.

Atenciosamente,
Paulo Seda
Diretor de Pesquisas IAB
Pesquisador do Capão do Bispo

Nenhum comentário:

Postar um comentário