Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O que funciona na Casa de Fazenda do Capão do Bispo





Como um centro de estudos orientado para a pesquisa e ensino da arqueologia, a Casa do Capão do Bispo abriga os serviços inerentes ao trabalho proposto e que podem ser sumarizados nos seguintes itens:

A) Pesquisa
1 – Laboratórios de Análises

1.1- Laboratório de Arqueologia
Análise e interpretação do material proveniente de sítios arqueológicos, coletados através de escavações e prospecções. Atualmente, realiza-se a análise do material lítico do sítio Gruta do Gentio (Minas Gerais) e material cerâmico do Sítio Sr. Hiuton, originário de pesquisas arqueológicas no Espírito Santo (prestação de serviços).





1.2- Laboratório de Antropologia Biológica
Análise dos esqueletos humanos exumados dos sítios pré-históricos. Atualmente a equipe vem realizando análises do Sítio Sambaqui da Tarioba – RJ (3ª. Jornada) e re-análise do material do Sítio Gruta do Gentio II, MG.


  
1.3- Laboratório de Arqueobiologia
Estudo e reconhecimento dos restos de fauna recolhidos nas escavações e que servem de indicadores seguros para reconstituição da dieta alimentar das antigas populações das áreas pesquisadas. No momento estão sendo realizadas análises em torno do Sítio Sambaqui da Tarioba.



1.4- Laboratório de Arte Rupestre
Pesquisa, catalogação e estudo das pinturas e gravações pré-históricas descobertas em cavernas e abrigos com ocupação arqueológica. Atualmente vimos trabalhando nos painéis da Serra do Cabral, Buenópolis, Minas Gerais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário