Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Carta aberta à Secretária de Cultura, INEPAC e Subsecretaria Executiva, enviada por Victor Antunes, IAB


Exma. Sra. Adriana Rattes
Secretária Estadual de Cultura

Sra. Secretária de Cultura, sou historiador e atualmente estagio no Centro de Estudos em Arqueologia do IAB-Capão do Bispo. Completei um e meio de pesquisa em laboratório e faço parte da equipe que está realizando trabalho em campo, ao qual faz parte de nossa formação. Estudantes de História como eu encontram no CEA a possibilidade de se especializar, se profissionalizar e contribuir de forma louvável para cultura e ciência deste país.
              Ciência, tecnologia, cultura são áreas tão defasadas, de avanços tão lentos no Brasil, e fico imaginando o árduo trabalho de sua Secretaria diante do Estado burocratizado... Porém, instituições como o IAB servem justamente para contribuir com a pesquisa científica e alargamento da cultura. Cultura aí tem seu sentido, seu entendimento ampliado de forma a atender as mudanças, os caminhos e descaminhos de nossa complexa sociedade, pensada e repensada por nós historiadores.
              Complexados, porém, ficamos todos nós com a notícia de nossa retirada da Casa de Fazenda do Capão do Bispo. Sra. Secretária, o abaixo-assinado que circula na internet pela nossa permanência teve a adesão de pessoas importantes e conceituadas, honradas e apaixonadas em suas profissões sensibilizando assim até o coração mais duro. A quem mais recorreremos por nossa permanência? Devemos bater nas portas do céu? Em tempos nublados, fica difícil enxergar os caminhos.
              Em épocas tempestuosas, como nas Ditaduras Militares, artistas afinaram seus violões e os transformaram em poderosas armas para lutar. Este foi o caso de Víctor Jara do Chile, morto brutalmente por levantar-lhes a voz. Recebi de minha mãe seu nome e luto até o fim pela vida, pela cultura e engrandecimento do Homem com a arma que um simples historiador possui: o argumento.

PELA CIÊNCIA E CULTURA!

Atenciosamente,
Víctor Antunes
Pesquisador do IAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário